"José e Pilar" fora da corrida ao Óscar

O documentário de Miguel Gonçalves Mendes não está na lista de nove filmes que estão a ser considerados, revelou a Academia.
Publicado a
Atualizado a

O filme é um retrato intimista da relação entre José Saramago, o Nobel da Literatura de 1998, e a sua companheira, Pilar del Río. Estreou em Portugal em 2010 e foi visto por mais de 22 mil espectadores.

Foi criada uma petição online para que "José e Pilar" fosse o candidato português ao Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, tendo o Instituto de Cinema e Audiovisual feito o anúncio oficial da candidatura em inícios de Novembro.

Mas a última lista revelada pela Academia antes de serem conhecidos os escolhidos não inclui o filme português.

A lista inclui o iraniano "Uma Separação", de Asghar Farhadi, vencedor do Globo de Ouro para o melhor filme em língua estrangeira no fim de semana passado. O tributo em 3D à carreira da coreógrafa Pina Bausch do realizador alemão Wim Wenders, "Pina", também está na lista.

Os outros concorrentes são: "Bullhead", da Bélgica; "Monsier Lazhar", do Canadá; "Superclasico", da Dinamarca; "Footnote", de Israel; "Omar Killed Me", de Marrocos; "In Darkness", da Polónia; e "Warriors of the Rainbow: Seediq Bale", de Taiwan.

Os nomeados serão conhecidos na próxima terça-feira, sendo o vencedor revelado na cerimónia de 26 de Fevereiro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt